Estrutura Equipa - Blog - Povoabasket_2015_2016

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Estrutura Equipa

Publicado por em Conceitos Basicos ·

O basquete possui um total de 5 jogadores titulares que jogam ao mesmo tempo em equipa, cada jogador exerce uma posição que lhe é característica. .

BASE (Point Guard ( PG ) / Armador)
Um Base, como próprio nome já diz, é o jogador que deve armar a jogada. Geralmente é o jogador com melhor passe e controle de bola do ua equipa, também deve possuir uma boa visão de jogo para distribuir passes firmes, e achar seus companheiros de equipa livres em posições de fácil finalização.

Base Extremo (Shooting Guard ( SG ) / Ala-Armador)
O Base Extremo assim como o baser possui um bom domínio de bola e em vários casos pode até trocar de posição com o base, mas a sua especialidade é o lançamento. Em inglês o nome diz Shooting que significa lançamento, é sua especialidade. Basicamente consegue lançar de toda o campo. Um bom exemplo de base extremo é Ray Allen, que na minha opinião é o melhor arremessador de 3 pontos da história da NBA.

Extremo (Small Foward ( SF ) / Ala)
Um Extremo é um dos jogadores mais completos em questão de habilidade e atletismo, porque mesmo não possuindo um domínio de bola tão bom quanto de um base. Geralmente possui um lançamento mediano de 3pt,  bons lançamentos de distancia média e costuma ser muito agressivos dentro do garrafão conseguindo faltas, e constantemente indo para o lançamento de lance livre.

Extremo Pivô (Power Foward ( PF ) / Ala-Pivô)
Extremo Pivô em geral possui um grande porte físico. Normalmente são altos e bem parecidos com Pivôs em modo de jogo. Possuem bons lançamentos de media distancia e também possuem um bom Post Game, também chamado de jogo de pivô, que constitui em jogar com suas costas viradas para o cesto.

Pivô (Center ( C ) / Pivô )
Os Pivôs em geral são os jogadores mais altos de seus suas equipas, em torno de 2,08 m e 2,13 m, não possuem um bom domínio de bola, mas junto com os Extremo-pivôs são os saltadores oficiais de seus times, e tentam proteger o garrafão com muitos tocos, defesas consistentes e sem falta. Costumam ser os melhores jogadores em termos de jogo de pivô e os piores em termo de lançamentos, incluindo lance livres.




Sem comentários

Postagens recentes
Postagens por mês
Categorias
Facebook
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal